terça-feira, 10 de julho de 2012

Firenze - Museo Casa de Dante


Dante Alighieri, considerado o pai da lingua italiana, nasce no dia 29 de maio de 1265, em Firenze, numa familia de pequena nobreza. Sua mãe morre quando ele havia 17 anos. Pouco depois morre também seu pai fazendo com que Dante se tornasse chefe de familia muito cedo.
Aos vinte anos se casa com Gemma Di Manetto Donati que pertence a um ramo secundário de uma grande familia nobre porém seu grande amor foi Beatrice Portinari que viu pela primeira vez quando havia apenas 9 anos.
Beatrice morre aos vinte e quatro anos quando era então casada com Simone de Bardi. Com a morte de Beatrice abre-se na alma do poeta uma profunda ferida provocando uma crise de arrependimento por não ter sabido amar aquela criatura perfeita e ter-se deixado levar por amores fúteis; e como ele mesmo afirma, para encontrar consolação,  dedica-se. nos anos seguintes, aos estudos filosóficos.
Beatrice é a musa inspiradora da poesia dantesca, absorvendo em modo absolutamente original o papel de mulher-anjo na tradição poetica "stilnovista".
Na narrativa da Divina comédia, Beatrice é o artifice da salvação de Dante, e como simbolo da Teologia, guia o poeta na última parte de sua viagem ultraterrena.

Obs.: A entrada para o museo de Dante custa 4 euro e é permitido fazer fotografias.



















Biografia de Dante Alighieri





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets